Se você depende da aceitação incondicional dos demais para ser feliz, saiba que sua vida está fadada a ser um problema.
Quando colocamos nossa paz interior nas mãos de terceiros, ao invés de conquistá-la por nossa própria conta, as chances de que ela seja alcançada se tornam menores.
Desde pequenos somos condicionados a agir de acordo com o que esperam de nós, para podermos ser aceitos e amados, inicialmente por nossos pais e, depois, pelo mundo exterior.
Na medida em que nos desenvolvemos, vamos percebendo que nem sempre este agir está em sintonia com nossa própria vontade. Entretanto, a insegurança pode fazer com que muitos continuem vivendo desse modo, com receio de perder a estima alheia.
Aprender a lidar com a crítica e a oposição às nossas crenças e opiniões é um atributo essencial da maturidade. Esperar pela aceitação incondicional dos outros para se sentir seguro é uma armadilha em que muitos de nós ainda estão aprisionados.
Somente a confiança absoluta em seu próprio ser fará com que você se liberte dessa dependência. Isto exige coragem para bancar suas escolhas e segui-las incondicionalmente, apesar das opiniões contrárias.
Todas as vezes em que você se perceber fazendo algo que não deseja, apenas para ser aceito, vire a chave. Experimente seguir o seu coração e encare o medo da não aceitação de frente.
Aos poucos, você aprenderá que ser fiel a si mesmo é o caminho mais seguro para a paz interior.