Acredite, o não é uma das palavras mais libertadoras que existem. E utilizá-la é uma arte que muitos seres humanos ainda não aprenderam.
Sempre que algo nos desagrada, ou vai contra nossos valores e convicções, deveríamos expressar isso através de uma enfática negativa.
Entretanto, por mais surpreendente que possa parecer, muitas pessoas têm dificuldades em assumir o não como uma forma de afirmação de sua individualidade.
Ao contrário, aceitam ir contra si mesmos, seus desejos e necessidades, por medo de desagradar o outro, ser rejeitado, perder a admiração que acredita possuir.
Esta é uma ilusão bastante comum a que muitos se apegam. E não passa disso, de uma fantasia, pois quanto mais negamos a nós mesmos, maiores serão as chances de que, em algum momento, percamos o respeito que tanto buscamos.
Saber dizer não e ter a coragem de pagar o preço necessário por essa escolha, é um desafio e tanto, pois exige maturidade, coerência e sabedoria.
A insegurança e a baixa autoestima estão geralmente na base do medo de dizer não. Somente aqueles que possuem uma sólida confiança em seu poder interior, são capazes de enfrentar o mundo para defender o direito à sua autenticidade.
Ao conquistar tal segurança, conseguem dizer não com a tranquilidade típica de quem se libertou da escravidão em que o medo do julgamento alheio os colocou.
" Não force nada de forma alguma, nem mesmo por um único momento, porque uma vez que você force qualquer coisa você está dividido em dois - o que cria o problema, então toda a sua vida torna-se dividida". Osho