Autoestima
por Elisabeth Cavalcante em AutoajudaAtualizado em 08/04/2020 11:35:17
Atuar no mundo, empreender realizações com otimismo e confiança, tem como base uma qualidade fundamental: a autoestima. Amar a si mesmo e reconhecer o próprio valor, as qualidades e talentos que possui é essencial para a plena realização interior.
Infelizmente, muitos seres humanos vivem focados em suas limitações, medos e inseguranças, comparando-se a outros e sentindo-se inferiores. Em algum momento de suas vidas, perderam o contato com a sua verdade e deixaram-se levar pelo julgamento alheio.
As exigências exteriores, que na maior parte das vezes não leva em conta a singularidade de cada um, e tenta classificar todos em categorias comuns, acabam por levar muitos de nós a se considerarem incapazes.
Refazer este equívoco pede o abandono total das crenças que a mente construiu acerca de si e descobrir, através de um mergulho profundo na própria interioridade, quais os verdadeiros anseios de sua alma.
O próximo passo é desenvolver uma confiança inabalável nas próprias habilidades, pois se ela não estiver presente, ninguém mais irá reconhecer o seu valor.
Amar-se é um exercício diário de gratidão à existência, pela vida concedida e pela oportunidade de expressar o divino da forma mais digna, entusiasmada e bela, que nos seja possível.
'Você é aceito pelo sol,
você é aceito pelas estrelas,
você é aceito por todo este Universo.
Você é aceito pelo oceano,
você é aceito pela terra,
você é aceito pelas árvores.
Simplesmente deleite-se neles.
Aceite humildemente sua imperfeição,
suas fraquezas, seus fracassos.
Não há necessidade de fingir o contrário.
Seja simplesmente você mesmo.
"É assim que eu sou",
o que há de errado nisso?
Você é simplesmente humano'. - Osho.