O Desapego
por Elisabeth Cavalcante em AutoajudaAtualizado em 08/04/2020 11:35:13
Muitas pessoas se sentem confundidas com o conceito de desapego, pois, para elas, desapegar significa abrir mão de qualquer desejo, o que faria da vida algo sem motivação ou sentido.
Mas o significado real do desapego não é este. Desapegar não significa que não devamos possuir nada, mas sim nos libertarmos do condicionamento que nos faz acreditar que sem aquilo jamais poderíamos ser felizes.
Ou seja, quando colocamos a posse de algo como condição essencial para nossa paz interior, na verdade, estamos lhe dando um enorme poder, o que faz com que o objeto desejado é que passe a nos possuir.
Muitas pessoas ficam obcecadas por um desejo e para elas nada mais passa a fazer sentido, a não ser lutar pela materialização do que pretendem alcançar. A escravidão a um desejo nos limita e torna a possibilidade de evolução interior quase impossível.
A jornada da vida inclui realizações, pois elas são a expressão do nosso poder criador no mundo e, sem isto, ficaríamos estagnados já que os desafios estariam ausentes e somente através deles se pode crescer.
Porém, é essencial não esquecer que mesmo que um objetivo não seja concretizado, sempre podemos resgatar nosso estado de plenitude original e, através dele, descobrir outras infinitas possibilidades.
"Não se agarre a nada. Agarrar-se é a causa de sermos inconscientes.
Se você começar a se desprender, uma tremenda liberação de energia acontecerá dentro de você. A energia que estava envolvida no apego as coisas
trará um novo amanhecer ao seu ser, uma nova luz, uma nova compreensão, um tremendo descarregar - nenhuma possibilidade para a miséria, a agonia, a angústia.
...Se você se tornar desapegado, você verá como as pessoas estão apegadas a coisas triviais, e quanto elas estão sofrendo por isso. E você rirá de si mesmo porque você estava no mesmo barco antes. O desapego é certamente a essência do caminho". OSHO.