Acessando a consciência
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:18
Você já é o que queria ser, já está onde queria chegar... não há nada a alcançar, nenhum lugar para ir. Este ensinamento, que muitos Mestres Iluminados repetiram de diferentes maneiras é, para muitas pessoas, algo incompreensível.
A busca incessante por uma felicidade que parece sempre inatingível, pode ser um obstáculo no processo de autoconhecimento. Alcançar um estado de bem-aventurança permanente é o desejo de qualquer ser humano.
Entretanto, poucos são aqueles que conseguem perceber o quanto a realização deste desejo depende, fundamentalmente, da consciência acerca dos entraves e obstáculos que nós próprios criamos.
Enquanto a mente e o ego estiverem no comando e a inconsciência predominar, nada poderá ser alcançado. Somente quando o sofrimento e a insatisfação com a própria vida se torna insuportável, é que somos mobilizados interiormente para buscar a libertação.
Se conseguimos cultivar a perseverança e a disciplina necessárias, em algum momento avançamos no mergulho interior, a ponto de vivenciar a maravilhosa experiência do vazio, aquele momento em que a mente finalmente silencia e podemos descobrir em nós outra dimensão da existência, que sempre esteve ali.
Alcançar esta percepção é essencial para que nos mantenhamos motivados a resgatá-la mais e mais vezes. Ao nos conectarmos com a energia do divino que nos habita compreendemos, finalmente, como nos afastamos da verdade todas as vezes que nos identificamos com a mente.
A identificação se dá, acima de tudo, com as crenças que ela cultiva e que são, em sua maioria, negativas e baseadas no medo e na falta de confiança nos desígnios da existência.
Relaxar e se entregar ao fluxo da vida é o nosso maior desafio, pois não exige esforço nem luta, mas apenas confiança no caminho que ela vai traçando a cada momento.
"Reconhecermos a nossa própria insanidade é, obviamente, o primeiro passo a dar para alcançar a sanidade mental, o início do processo de cura e transcendência. Uma nova dimensão de consciência começou então a emergir no planeta, uma primeira tentativa de florescimento. Estes indivíduos extraordinários falaram com os seus contemporâneos....
Disseram: «Observa o modo como vives. Olha para o que estás fazendo, para o sofrimento que crias.»
Então, apontaram para a possibilidade de um despertar do pesadelo coletivo da existência humana «normal».
Indicaram o caminho."
Eckhart Tolle.