Eu tenho Maturidade?
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:20
São características essenciais da maturidade: não ter medo de fazer escolhas e pagar o preço que for necessário por elas. Significa também aceitar com tranquilidade quando uma escolha não se mostrar adequada, não corresponder ao seu sonho ou expectativa, e partir para outra, sabendo que a vida é um aprendizado constante.
Aliás, é sempre importante lembrar que os recomeços são parte essencial do processo de crescimento interior. Mas isto só pode ser possível quando já se alcançou um grau elevado de maturidade emocional, pois ela é o primeiro estágio de crescimento que leva à ampliação da consciência.
A maturidade emocional se caracteriza pelo assumir a responsabilidade por escolhas e atitudes, ao invés de culpar o mundo, Deus ou o destino pelo que nos acontece.
Quanto maior for a nossa capacidade de agir, a cada momento, em sintonia com a nossa interioridade, nos alegrando com isto, mais a vida se torna leve e fluida e os caminhos, sejam eles quais forem, serão trilhados com confiança e não mais com medo, ansiedade ou angústia.
A serenidade é o último estágio de consolidação da maturidade e ela acontece naturalmente na medida em que nos aprofundamos no exercício da aceitação da vida como ela acontece, sem ficar remoendo as frustrações indefinidamente ou cultivando a expectativa de que elas se repetirão.
Ao alcançarmos este estágio, experimentamos finalmente toda a beleza e alegria que a existência nos reserva quando nos dispomos a desfrutá-la em toda a sua plenitude, sem fugir dos problemas e dificuldades, mas acolhendo-os como parte fundamental do amadurecimento.
"A maturidade é um renascimento, um nascimento espiritual. Você nasce novamente, é novamente uma criança. Com olhos inocentes, você começa a olhar a existência. Com carinho no coração, você se aproxima da vida.
Com silêncio e inocência, você penetra o mais íntimo do ser. Você não é mais apenas 'cabeça'. Agora você a usa, mas ela é sua serva. Primeiro você se torna o coração e, então, você até mesmo o transcende. Ir além de pensamentos e sentimentos e se tornar simplesmente uma 'esseidade' são coisas da maturidade". - Osho.